Algumas vezes me perguntaram:
“Rodrigo, como faço para ser fotografo?”
Na verdade, essa é uma pergunta que acho bastante louvável para quando alguém sonha e até mesmo (ainda) vê somente o lado romântico em se tornar, ou SER um fotógrafo. SER um fotógrafo vai muito além de se trabalhar com fotografia, vai muito além de se vender fotos… SER um fotógrafo é respirar fotografia, é enxergar fotografia em tudo.
O que me leva a pensar em duas situações em que me fizeram uma outra pergunta, essa sim que me deixou inquieto. Não pela pergunta, mas é que me foram feitas por outros fotógrafos.
“Rodrigo, como faço para desenvolver o meu olhar de fotógrafo?”
A pergunta me remete a entender o ponto chave de qualquer artista, seja qual seja a área que esse usa para se expressar. O OLHAR!
O OLHAR não se desenvolve à partir do momento em que se decide desenvolve-lo, ele simplesmente começa a se desenvolver desde quando começamos a nos entender enquanto seres-humanos. É o resumo das nossas experiências, é a nossa história de vida, até mesmo as nossas incertezas e incoerências. É o expressar de um artista, no caso é o OLHAR DO FOTÓGRAFO!
E porque essa pergunta me deixa inquieto?
É porque, para mim, quando uma pessoa de fato é um SER FOTÓGRAFO, e não apenas alguém fotografando não se preocuparia em desenvolver nada! Apenas permitiria expressar-se através do seu OLHAR!
Leave a reply